sexta-feira, 18 de junho de 2010
Imagens - Reciclagem de pneus
Conjunto de mesa e cadeiras
Sandália com solado feito de pneu reciclado.
Banco estofado feito a partir de pneus
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Reciclagem de Borracha Vulcanizada
Os pneus são prejudiciais ao meio ambiente, pois quando jogados em terrenos baldios, acumulam, por causa de seu formato, água da chuva no seu interior, servindo de local onde os mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e a febre amarela, colocam seus ovos. E quando queimados, podem causar incêndios.
Atualmente existe um processo que pode reciclar essa borracha, primeiramente é necessário separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo), em seguida os pneus são cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras.
Estas lascas são moídas e depois submetidas à digestão em vapor d’água e produtos químicos, como álcalis e óleos minerais, para desvulcanizá-las. O produto obtido pode ser então refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme ou extrudado para obtenção de grânulos de borracha.
Breve História do Uso do Látex
O uso do látex para fins comerciais e domésticos só foi de fato ampliado a partir de 1839, com o início do processo de vulcanização da borracha. A primeira fábrica de produtos de borracha surgiu na França, em 1803. Como o processo de vulcanização ainda não havia sido inventado, a borracha apresentava-se em estado pegajoso e mole à temperatura ambiente e ainda mais pegajoso e mole quando a temperatura era elevada, ao passo que a diminuição da temperatura era acompanhada do endurecimento e rigidez da borracha.
Tipos de elastômeros - Origem Natural e Sintética
Elastômeros de Origem Natural
O látex da Seringueira precisa ser tratado, para melhoria das condições e características do material, através de tração e homogeneização, aditivos e tratamento térmico. Isso caracteriza o processo de vulcanização da borracha, no qual há adição de enxofre, resinas, aditivos em pó (que variam conforme o resultado desejado), e o aquecimento da borracha, geralmente, em uma prensa hidráulica.
Elastômeros de Origem Sintética
Ao contrário dos elastômeros de origem natural, que são formados basicamente através da polimerização do isopreno (2-metil-1,3-butadieno), a borracha sintética pode ser feita a partir da polimerização de diversos monômeros, incluindo o isopreno, o 1,3-butadieno, o cloropreno (2-cloro-1,3-butadieno) e o isobutileno (metilpropeno).
A mistura desses monômeros é usada para a formação de copolímeros para os quais se deseja uma ampla quantidade de propriedades físicas, químicas e mecânicas.
Tipos de elastômeros
- Os elastômeros de origem natural são encontrados na natureza na forma de meros, que posteriormente passam pelo processo de polimerização, tornando-se resinas elastoméricas. Comercialmente é conhecido como NBR.
- Os elastomeros de origem sintética podem ser formados de dois modos: um deles é polimerizando o isopreno (2-metil-1.3-butadieno) obtendo-se a comercialmente conhecida SBR; e o outro é polimerizando um, dois ou mais monômeros, do qual obtem-se polímeros formados por mais de um mero - os copolímeros.